A doação de 107 mil m³ de oxigênio do governo da Venezuela deve chegar no Amazonas na noite de hoje (18), segundo autoridades do estado. Os cilindros estão sendo transportados por carretas, que atravessaram a fronteira com o Brasil na tarde de ontem (17).
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na última sexta-feira (15) o fornecimento do oxigênio disponível do país para Manaus. A capital amazonense enfrenta uma grave crise sanitária, com aumento de casos de Covid-19 e falta de oxigênio nos hospitais.
O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, disse que os primeiros caminhões com os cilindros de oxigênio saíram no sábado (16) da cidade de Puerto Ordaz, a cerca de 1.500 km de Manaus.
A pedido do governador do Amazonas, Wilson Lima, o chefe do Executivo de Roraima, Antonio Denarium, dará o apoio necessário na passagem dos quatro carregamentos pelo estado vizinho.
O Amazonas está consumindo diariamente 76 mil m³ de oxigênio por dia. As empresas que fornecem o material conseguem produzir apenas 28.200 m³ diários.
Segundo Lima, a Venezuela foi o único país a se prontificar a ajudar o Estado na crise de falta de oxigênio.
Metro1